Mudanças no Enem 2009

BRUNO FERREIRA

A galera que vai prestar o Enem neste ano vai fazer uma prova um pouco diferente da aplicada nos anos anteriores. O Exame Nacional do Ensino Médio aparentemente vai ser mais cansativo. Serão 180 testes, divididos em dois dias: sábado (03/10) e domingo (04/10).


No primeiro dia, os estudantes vão resolver 90 questões múltipla escolha em 4h30 de prova, das 13 às 17h30. No segundo dia, haverá uma hora a mais de prova porque além de mais 90 questões, a galera vai ter que fazer uma redação. Haja paciência de dedicar um final de semana inteiro a uma prova! Mas parece que vai valer à pena.


A partir deste ano, 34 universidades federais vão utilizar a nota do Enem com fase única ou como primeira fase de seus vestibulares: um alívio pra muita gente que gastava muita grana e tempo prestando vários vestibulares.


O teor da prova também vai mudar. Serão avaliadas quatro áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias.


Cada grupo de testes será composto por 45 itens de múltipla escolha. A ideia é aproximar a prova do conteúdo dado no Ensino Médio, além de reformular o conteúdo ensinado em sala de aula.


Será que o Enem vai ajudar mais gente a entrar na faculdade? Será que nos próximos anos as matérias da escola vão ser mais legais? O que você achou dessa iniciativa do governo? Boa ou ruim? Dê sua opinião.

0 comentários:

Postar um comentário